Artigo da leitora: Diferença entre pele seca e pele desidratada

segunda-feira, abril 09, 2018

Oi pessoal, tudo bom? 

Hoje o post foi enviado por uma leitora do blog, ela se chama Amanda Ferreira e tem um blog chamado Calcinhas para revender. Entre e confira o blog dela, vale super a pena! Ela escreveu um artigo muito legal para nós, vocês sabem a diferença entre pele seca e pele desidratada? Quer aprender? Então continua lendo esse artigo. 


Aprenda a diferença entre pele seca e pele desidratada


Descubra as chaves para diferenciar a pele naturalmente seca da pele desidratada e o que você deve fazer para tratar ambas.


Descobrir como tratar a pele seca e desidratada é um enigma ancestral de beleza que até hoje ainda questionamos. É por isso que investigamos o assunto em profundidade e o que aprendemos é, que precisamos retornar ao dicionário. A maioria de nós acredita que a pele seca é um resultado direto da desidratação ou falta de água, mas estamos totalmente errados porque as duas não são realmente sinônimos.


Você saberia, pelo menos, diferenciá-las? Damos-lhe uma pista: uma delas precisa de óleo e produtos que fornecem lipídios, enquanto a outra requer água, ou seja, uma boa dose de hidratação. Óleo e água, está é a diferença!


Além disso, deve-se notar que nossa pele só pode ser: oleosa, mista ou seca, mas mesmo oleosa pode passar por períodos de desidratação. A secura é uma condição natural da pele, enquanto a desidratação é uma condição, isto é, algo pontual, que pode ocorrer ocasionalmente. Portanto, existem cremes para cada tipo de pele e outros que fornecem hidratação extra por determinados momentos.
Muitas pessoas por tratar a pele de maneira errada acaba tendo uma pele manchada pelas espinhas, simplesmente pelo fato de estar “hidratando” demasiadamente com óleos, quando a solução é hídrica. Sem contar o mal aspecto ao usar maquiagem (craquelar).


Então, o primeiro passo é entender a diferença entre secura e desidratação. Continue lendo e você receberá as chaves sobre como diagnosticar corretamente, tratar e prevenir o ressecamento e a desidratação da pele para mantê-la em seu ponto mais radiante.
O que é pele seca?


A pele seca é um tipo com que você pode nascer, mas você também pode desenvolver ao longo da vida. Bebês e crianças tendem a ter pele mais seca, assim como nós à medida que envelhecemos, por isso é importante conhecer as quatro idades em que sua pele vai mudar e como lidar com cada mudança. No entanto, o que é uma lenda urbana é pensar que apenas a pele madura precisa ser hidratada, porque as mulheres jovens também tem pele seca.
Se você é daquelas que usa um hidratante várias vezes ao dia para evitar a sensação de secura, certamente é porque você tem a pele seca.


Em suma, a pele seca é classificada como alipídica, o que significa que não produz sebo ou óleo. Isso porque a pele depende da gordura natural para se manter a umidade, sem ela a pele pode parecer áspera e escamosa e as rugas podem ser mais evidentes. O ressecamento da pele também pode arruinar sua função de barreira protetora, aumentando a sensibilidade e inflamação a longo prazo, e causando uma cadeia de reações bioquímicas, como a decomposição do colágeno. Assim o ideal para a pele seca são os cremes relipidizantes, ou nutritivos, que contêm elementos mais graxos. Então trate a pele seca com produtos a base de óleos.


Como você deve evitar o ressecamento da pele?


A chave é usar hidratantes ricos em emolientes que protegem a pele da perda de umidade. As mais recomendadas são as fórmulas que contêm manteiga de karité, cera de abelha, óleo de jojoba e óleo de semente de girassol. Além disso, você deve usar produtos mais suaves, evitando produtos especializados para pele oleosa (fórmulas mais fortes) e sabonetes em barra (especialmente os do corpo).


Como você pode tratar?


A melhor maneira de tratar a pele seca é esfoliar a pele com produtos suaves, pois ajudam a eliminar a descamação da pele mais superficial e, assim, promover a renovação celular. Você também deve cuidar do ambiente, por isso, se você mora em um local seco, é melhor usar um umidificador para manter a umidade do ar. Além disso, você nunca deve esquecer de aplicar o hidratante dentro de um minuto após a lavagem para evitar que a água em sua pele evapore completamente.


O que é pele desidratada?


Por outro lado, a desidratação pode atacar qualquer tipo de pele sem distinção (mista, oleosa ou seca), embora as secas tendem a ter maior tendência a sofrer. No entanto, os efeitos são diferentes: quando a pele mista e oleosa fica desidratada, ela geralmente se descama no meio da face, isto é, nas bordas do nariz e no nascimento das sobrancelhas. Enquanto a pele normal ou seca pode senti-la repuxar (sem elasticidade) ou descamação na área das bochechas ou no contorno dos lábios.


Esta condição da pele implica que falta conteúdo aquoso, mas ao contrário da pele seca, é capaz de produzir o óleo natural. Embora possa ser genética ou ambiental, a pele desidratada pode se tornar escamosa e sem elasticidade e permitir a formação de finas linhas triangulares, devido à deflação das células superficiais devido à falta de água. Se você olhar através de uma lupa, a pele desidratada é fácil de identificar e é comum entre aqueles que usam produtos fortes e agressivos que retiram a água da pele.



Como você deve evitar isso?


Os especialistas muitas vezes comparam a pele desidratada com uma cadeira de couro: ela precisa ser hidratada para evitar o aparecimento de sinais de quebradiços que aparecem ao longo do tempo. Se você aplicar um produto hidratante e condicionador na cadeira de couro, evita que ela fique rochosa. O mesmo se aplica à sua pele, se você não aplicar um produto para umedecê-la, a passagem do tempo, do clima e de outras variáveis ​​pode começar a ser um inimigo para ela. A pele desidratada precisa de água!


Como você pode tratá-la?


O tratamento da pele desidratada começa com você sendo muito seletiva e exigente ao escolher um hidratante. Use um hidratante que contenha glicerina ou ácido hialurônico, pois esses ingredientes atraem água do meio ambiente para a pele, mantendo-a suave. Por outro lado, você precisa reduzir o uso de esfoliantes ou vai piorar a desidratação e causar uma inflamação. Para limpá-la, escolha usar um gel sem sulfato para evitar a desidratação desnecessária após a lavagem. E não se esqueça de optar por produtos à base de água, assim você vai repor toda a água que você precisa, sem adicionar qualquer gordura.


Então você sabe que para pele seca, use óleos e para a pele desidratada, use água. Se você der lipídios para uma pele desidratada, granitos podem se formar, você pode obstruir os poros e isso pode trazer um brilho indesejado. Por outro lado, se der apenas água a uma pele seca, sentirá imediatamente alívio, mas ao longo do dia não reterá água, colocando em risco a barreira cutânea. E lembre-se, nem pele seca nem desidratada são exclusivas do rosto, elas podem afetar todo o corpo. Tome cuidado!

Artigo escrito por Amanda Ferreira do blog Calcinhas Para Revender.

Então é isso, gostaram? Me contem que eu vou adorar saber! 

Beijos e obrigada Amanda pelas dicas! 

You Might Also Like

20 comentários

  1. Que bacana! Nunca tinha parado para saber a diferença entre ambas!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mega importante saber diferencia-las! <3 beijos

      Excluir
  2. Oi Luana,
    Gostei muito da diferença entre as peles seca e desidratada. A ingestão de água também contribui para a hidratação da pele.
    Big Beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. a minha pele já é oleosa demais :( mais to sempre cuidando!
    bjoka www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante cuidar dela também! <3
      beijos
      www.blogbelezamake.com

      Excluir
  4. Que post ótimo da Amanda! Super bem explicado!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Amei demais da Amanda, super bem explico. É bem fácil se confundir entre elas e saber como definir qual é o tipo de pele e como cuidar faz toda a diferença!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa, que bom que gostou! Ficamos felizes <3

      Excluir
  6. Adorei o post! Gosto de cuidar da pele!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  7. Nossa, arrasou no post, linda!
    Merece mais que parabéns!

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Navegando pela internet encontrei o seu site e gostei de tudo que li.

    Tenho um post que acredito que pode ser bastante útil para as suas leitoras, pois, qual a mulher que não gosta de estar sempre bela e com a autoestima elevada?

    Como eu possuo uma pessoa aqui no escritório que costuma escrever uma introdução para agregar novos posts, fica fácil pra você, e para mim seria um prazer contribuir com seu site. Se tiver interesse, só me avisar e te mando, e gostaria que neste post o meu link estivesse nele.

    E em agradecimento, mencionaria você em meu post.

    O meu post é super completo e fala sobre “Como Cuidar dos Cabelos: Guia Definitivo” e acho que pode te interessar bastante, e principalmente às suas leitoras: https://www.kyut.com.br/blog/como-cuidar-cabelos

    Em breve teremos novos posts, que estão quase finalizados, faltam detalhes.

    Podemos iniciar uma grande parceria.

    Abraços,

    Wagner

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde uma pergunta tenho a pele seca e cabelos secos 😔 eles não gostam de oleól e manteiga isso é normal?gosta mais de hidratação, hidratante.

    ResponderExcluir