DICA DE AMIGA: Meu curso na Faculdade!

quarta-feira, julho 29, 2015

Oi gurias, tudo bom com vocês? Aqui é a Thais, do Dica de Amiga (quadro quinzenal aqui do blog).
Hoje quero trazer para vocês, algo diferente...
Eu quis trazer algo em forma de post mesmo, mas que vocês pudessem me conhecer um pouco mais e também conhecer as minhas dicas sobre o meu curso que é DIREITO. 

Prontas? (:



Bom, vocês não sabem... mas sim, eu curso DIREITO *-* E pra responder algumas dúvidas que possam surgir depois desta descoberta (hahahaha) resolvi, responder a "TAG: MINHA FACULDADE"!

Vamos às perguntas?

1. Qual seu curso de Graduação?
Bom, como vocês já perceberam eu curso Graduação em Direito, estou ainda no primeiro ano. (:

2. Quantos períodos ele tem? E em qual você está?
Meu curso tem 10 períodos (equivalente a 5 anos) e estou indo para o segundo (sim, tem muita estrada pela frente hahahaha)

3. Por que você escolheu esse curso?
Então... eu acho que é uma coisa de destino sabe? eu e ele nascemos um para o outro <33 hahaha brincadeiras à parte, no começo do meu "terceirão", eu pensava muuuuuuuito em fazer Arquitetura, porque sempre gostei muito da parte de decoração, mas aí eu me dei conta que este curso vai além da estética de ambientes, e envolve muita matemática, e bom.. eu não queria cursar algo que tivesse números, equações, cálculos, ENFIM, nada que envolvesse matemática. Então descartei essa possibilidade e então fui procurar cursos em que eu me encaixasse, e aí surgiu o Direito.. Eu sempre achei que não ia conseguir, por ser um curso muito difícil, caro... e disputado. Maaaas, consegui!!!

4. Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Pesquisar eu pesquisei sim! Mas isso não foi o que mais me influenciou para a escolha, eu queria algo que eu me identificasse, e que eu gostasse, pois eu já sabia que o que eu escolhesse, seria a carreria pela qual eu me dedicaria inteiramente. No terceiro ano, aprendi muito sobre o curso, pois tive que apresentar um projeto na aula, sobre qual profissão eu queria seguir, e foi aí que tive a certeza de que queria entrar no ramo da Advocacia.

5. Como foi o seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Bom, o primeiro dia na faculdade foi bem mais tranquilo do que eu esperava que fosse. E foi mais fácil também, pois eu já tinha pessoas conhecidas na faculdade, então foi fácil me adaptar, além da faculdade ser na minha cidade e, enfim... Minha primeira aula foi de Direito Civil (amooooo!!) e a dica que eu dou para quem vai começar o curso, é : RELAXEM! O primeiro dia na faculdade é aquele em que você aproveita para conversar, conhecer teus colegas e se acostumar com a faculdade. Depois, a gente vai se acostumando (:

6. Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
TCC? hahahahahaha, ainda falta muuuuito, graças a Deus! Na minha faculdade, só se começa o tcc no ultimo ano do curso e são DOIS para ajudar ): mas como sou bebê no curso ainda haha, vou poder pensar muito sobre o que abordar quando chegar a hora.

7. Você se considera boa aluna? 
Sim, não sou ÓTIMA, mas sou boa sim (é o que os professores dizem né hahah) mas considerando que fiquei apenas com uma nota na média nesse primeiro semestre, acho que me sai bem. Rumo 2015/2.

8. Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?
Sim, completamente <3 Cada dia me apaixono mais.

9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
Sim, o meu VADINHO <3 hahahah, quer dizer... o Vade Mecum! Nele tem tudo que você irá precisar hahaha eu já comprei o meu agora no primeiro ano, porque tive Direito Civil, então o usei bastante. Basicamente, são todos os códigos reunidos em um livro (muitooooo pesado, por sinal). Código Civil, Penal, Processo Civil, Processo Penal, Tributário, Consumidor, CLT, Código de Trânsito... e muito mais!

10. Na sua faculdade teve trote? Se sim, como foi?

Se teve, eu não vi hahahah sério, na minha turma não fizeram nada, mas eu fiquei sabendo que em outros cursos eles fizeram. 

11. Seu curso tem muita matemática?

Não. Pelo menos eu ainda não tive nada que envolvesse matemática e acredito que em alguma cadeira relacionada a Economia, talvez eu encontre umas regrinhas de três hahaha.

12. Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?

Como eu tive várias turmas, eu vi que em algumas delas muitas pessoas desistiram. Mas ainda estou no primeiro ano, e talvez não seja tão aparente a desistência. Houve também aquele rolo com o FIES né? e por isso muita gente saiu. O primeiro e segundo ano é aquele em que se há mais teoria do Direito, e talvez por isso muitas pessoas também desistem.

13. Quais dicas você daria para quem está querendo começar a fazer o mesmo curso que você?

Minha Dica?? FAÇA! Bom, se você de gosta muuito de ler, eu te indico. Mas claro que o curso vai muito além disso, mas é importante que você tenha paciência, pois são muitos detalhes e é realmente muito complexo. Até mesmo eu, que a recém estou indo para o segundo período, já percebi a diferença de um curso tão abrangente, para o ensino médio. Mas o importante é gostar, o resto a gente dá um jeito. E quando se tem amor por aquilo que se faz, as coisas fluem muito melhor.

14. Já ficou em DP? Possui algum método de estudo?

Não, não peguei dependência em nenhuma cadeira (: E método de estudo que uso, é revisar o conteúdo e anotar as coisas mais importantes da aula sempre no caderno, para quando for chegar a hora da revisão saber onde procurar. Eu funciono muito sobre pressão, mas sei que não se deve deixar para estudar em cima da hora. Afinal, estou treinando para uma futura OAB, e o Exame da Ordem é muito difícil! Não posso bobear ;)

15. Faça um resumo básico do seu curso para quem estiver interessado em fazê-lo.

Bom, aqui vai a minha DICA DE AMIGA: o curso de Direito, é sem dúvida, a melhor escolha que fiz na minha vida. É uma realidade totalmente diferente de tudo que já vivi nesses meus 17 aninhos. É difícil? Sim, muito. E eu não vivi nem metade do que ainda vou viver neste curso. Direito é um curso que pra mim, muda a pessoa profissionalmente e internamente (digo, na alma sabe?). Apenas 6 meses foram suficiente para que ele me ensinasse muita coisa, e para que eu amadurecesse muito como pessoa. Ainda quero aprender muito mais, e gosto da sensação de chegar na hora da aula com aquele pensamento de que "Estou onde quero estar."!



E ai gurias, gostaram das respostas?? Espero que sim, e se tiverem mais alguma dúvida, só perguntar nos comentários que respondo <3

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais: 


You Might Also Like

32 comentários

  1. Adorei as respostas, é sempre bom se identificar com o curso logo de cara!
    Bolicho da Guria
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo, a escolha do curso é fundamental e requer certeza daquilo que está se escolhendo! Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  2. Gostei sim.
    Tem que fazer o que se gosta.

    Bjim...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  3. Ai eu aprendi a amar esse curso, quando tive legislação da imprensa! Eu não faria, amo jornalismo e me encontrei, mas sei que é um curso muito amor, assim como você disse! E nossa, vejo o pessoal da minha faculdade carregando o Vade Mecum e muita dó, treco pesado hahah Mas sei que é importante!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séerio? admiro muito Jornalismo! *-* é pesado mesmo hahahahah

      Excluir
  4. Ai que bacana <3
    Adorei o post falando um pouco sobre sua experiência,expectativas com o curso... Sou apaixonada por jornalismo!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tão bom quando somos apaixonadas pelo curso que escolhemos né? muita sorte pra ti com o Jornalismo!! *-* beijos

      Excluir
  5. Que bacana esse post!
    Eu faço faculdade de RH e vi um pouquinho de Direito no semestre passado e gostei bastante. Imagino que seja um curso ótimo, ainda mais porque você já se torna automaticamente ciente dos seus direitos.
    Beijos ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, faculdade de RH? Que demais!! Pois é, antes de entrar eu também tinha esse pensamento, vou poder ajudar os outros e ainda por cima estar ciente dos meus direitos! É demais. beijoos obrigada por comentar

      Excluir
  6. Direito! Ahhh <3
    Estou ansiosa para começar! Chega logo 2016 😍
    Adorei a publicação *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar!! Que bom que você gostou do post, linda . Beijos

      Excluir
  7. Adorei a tag :DD. Estou terminando a faculdade agora e o tcc já tá me consumindo D:
    Bjos =* www.rebastos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino a correria que deve estar sua vida, mas calma, respira fundo e vai em frente! A recompensa chegará :) beijos

      Excluir
  8. Adorei as respostas! Já terminei a faculdade, mas na época de escolher qual iria fazer, direito era uma das minhas opções.. masss agora sendo psicologia hahaha o coração bateu mais forte!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Optou por psicologia é? eu tenho uma quedinha por esse curso também!! acho fascinante, mas meu coração bate mais forte por Direito <33 obg por tirar um tempinho e comentar, bj

      Excluir
  9. Ameeei as respostas! Bem legal saber que você se identifica tanto com seu curso! Eu já acabei a faculdade e confesso que não gosto NADA ahahaha Sou daquelas que se arrependimento matasse ahaha

    um beeijo bonitaa ♥

    E aí, Bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério que não gostou? Que pena!! beijos , mas obrigada por comentar tá? <3

      Excluir
  10. A minha faculdade ta tirando minha vida de mim :(
    E o pior que é algo que não to gostando nada.

    | Aquarela do Esmalte |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então é melhor repensar se está no curso certo! Mas lembre-se, que no começo nada é facil.. te desejo sorte, viu? Beijos, obrigada por comentar <3

      Excluir
  11. Que legal essa tag! Adorei acompanhar suas respostas :)
    Beijokas da Carol e Camila:*
    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocês gostaram meninas, fico mt feliz <3 beijos

      Excluir
  12. Oláá! Ainda não tinha visto essa tag, achei bem legal.
    Eu também curso Direito, sou completamente apaixonada por ele, haha.
    Amo o curso que escolhi, que bom que vc gosta tbm.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, que bom que você é apaixonada pelo curso, assim como eu. Direito é fascinante <33 obrigada por comentar, viu?? beijos!

      Excluir
  13. Gostei de saber o curso que escolheu.
    Minha irmã também fez Direito e adorou.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do post, Janaína!! Que legal ter uma pessoa do Direito na família <3 beijos

      Excluir
  14. Tenho muita vontade de fazer Direito e esse post me animou ainda mais.
    Beijos

    http://beingasunshine.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você quer muito, faz sim! que bom que te deixei mais animada. Depois vem cá compartilhar tua experiência com o curso, tá? vou adorar saber! beijos obrigadaa

      Excluir
  15. Olha acho que direito é uma faculdade super difícil eu não sei se teria coragem de fazer essa faculdade mas acho que é muito necessário para todo mundo saber dos direitos que temos. Adorei o post e mandarei para uma amiga que quer fazer essa faculdade.

    www.descrevendonuvens.com
    www.facebook.com/descrevendonuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificil sim, mas como qualquer outro curso ... todos tem suas dificuldades no meio do caminho. É muito grande como o aluno sai do curso sabendo dos seus direitos. Cada aula, algo diferente que se aprende que levamos pras nossas vidas. Manda siiim, pede pra ela dizer oque achou depois! Beijos, obrigada por tirar um tempinho e comentar. beijos

      Excluir
  16. AHAHA, amei, principalmente a parte: Você se considera boa aluna? Sim ótima... rsss, também sou apaixonada no meu curso...

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma prima que estuda direito. Hahaha
    Amei seu post, parabéns!

    Já estou seguindo seu blog rs
    Dá uma passadinha lá no meu cantinho, tem postagem nova.
    Obrigado!! ;)

    http://curiosidadegerasaber.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir